Serra Branca está com alto índice de infestação do mosquito da dengue


Última atualização em 31/05/2018 às 08h57, por Klebson

A Secretaria de Saúde de Serra Branca confirmou através de dados oficiais do LIRA (Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes) que o município está com uma alta manifestação de focos do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya. O Ministério da Saúde preconiza que a infestação de mosquitos deve ficar abaixo de 1% no LIRA e o município de Serra Branca está com 4,5%, um número considerado muito alto.

Segundo a secretária de saúde, Débora Charmene, o levantamento preocupou os profissionais de saúde e a gestão da cidade, pois isso pode desencadear um novo surto de dengue e por isso decidiu realizar um mutirão dos profissionais junto à população para diminuir os focos do mosquito.

Débora informou que durante uma semana a começar de sábado, 02 de junho, todos os servidores da saúde estarão fazendo conscientização nas escolas, igrejas e outras instituições, visitas domiciliares e a terrenos baldios, capacitação com formadores de opinião e outras atividades que visam conscientizar à população ao combate do mosquito Aedes.

A secretária reforçou ainda que a responsabilidade nessa luta é de todos e sem a ajuda da população é impossível baixar esse índice. “Nós contamos com a colaboração da população na fiscalização de possíveis focos e até espaços propícios para a proliferação do mosquito em suas casas e terrenos. Se cada um fizer sua parte, com o apoio dos profissionais de saúde do município vamos evitar um possível retorno da epidemia de dengue que já atingiu num passado recente à cidade”, pontuou.

Praça Cônego João Marques Pereira. Cep: 58580-000, S/N, Centro Serra Branca - Paraíba
(83) 3354.2000 (83) 9 9962.2957
Rádio FM Serra Branca Ltda. © 2017