Coxixola supera meta nacional e tem maior IDEB do Estado


Última atualização em 04/09/2018 às 09h38, por Klebson

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O resultado do Ideb de 2017 foi divulgado nesta segunda-feira (03) e a cidade de Coxixola, no Cariri do Estado, atingiu a melhor média da Paraíba.

Segundo dados fornecidos pelo Inep, a educação municipal de Coxixola atingiu nas séries iniciais a média 7,1 pontos, ficando com a maior nota entre todas as cidades do Estado. A Pequena Notável se destacou ainda mais, porque até o ano de 2015 pela pequena quantidade de alunos matriculados, a rede municipal sequer era avaliada e na primeira vez que participou das provas superou todas as demais escolas da Paraíba.

A nota do Ideb é calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Vale lembrar que o índice também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação e ser a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Este plano estabelece como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que já foi superada pelo município caririzeiro.

O secretário de Educação, Fabiano Araújo, atribui o resultado aos investimentos feitos pela gestão desde o ano 2013 na melhoria da infraestrutura física das escolas, formação continuada para os professores, implantação do sistema próprio de avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas em sala de aula, investimentos em tecnologia, mobilização com as famílias, alimentação escolar de qualidade, recursos didáticos pedagógicos e materiais e evidentemente ao trabalho continuo dos professores visando acompanhar as novas necessidades e mudanças no sistema educacional Brasileiro.

Para o prefeito Givaldo Limeira, a avaliação do Ideb mostra o quanto o trabalho da gestão dá resultados práticos e transcende as picuinhas políticas que por vezes são alçadas a condição de tema principal. “Enquanto alguns trabalham só falando, nós planejamos ações, projetamos metas e alcançamos grandes conquistas em todas as áreas de nossa administração. O povo de Coxixola que é inteligente e politizado sabe de nossa responsabilidade e vamos dedicar cada vez mais esforços para que o dinheiro público seja bem empregado e melhore de fato as condições de vida de nosso povo”, comemorou o gestor.

Veja a nota do IDEB por cidade do Cariri

Coxixola: 7,1

Cabaceiras: 6,4

São Domingos do Cariri: 6,2

Prata: 6,0

Monteiro: 5,9

Gurjão: 5,6

Livramento: 5,3

Congo: 5,3

Amparo: 5,3

S. J dos Cordeiros: 5,2

Caraubas: 5,1

Zabele: 5,0

Camalau: 4,9

Súme: 4,8

Ouro Velho: 4,7

S. S. do Umbuzeiro: 4,7

Santo André: 4,5

S. J. do Tigre: 4,5

Serra Branca: 4,5

Parari: 4,3

S. J. do Cariri: 3,9

Praça Cônego João Marques Pereira. Cep: 58580-000, S/N, Centro Serra Branca - Paraíba
(83) 3354.2000 (83) 9 9962.2957
Rádio FM Serra Branca Ltda. © 2017