Técnicos do Fida visitam ações desenvolvidas pelo Procase em comunidades rurais do Cariri


Última atualização em 02/08/2017 às 09h56, por Klebson

Técnicos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – Fida, instituição que em parceria com o Governo do Estado é responsável pelas ações do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase, estão realizando uma missão de supervisão na Paraíba. A equipe do Fida chegou ao Estado na última segunda-feira (31) e permanece até o dia 11 de agosto, inspecionando ações desenvolvidas em comunidades rurais e participando de reuniões com a coordenação do Procase.

A missão irá visitar ações desenvolvidas nos municípios do Cariri paraibano, sendo eles, Monteiro, São José do Tigre, Camalaú, Taperoá e Livramento. Além desses, as cidades de Remígio, Damião, Cuité, Nova Palmeira, Juazeirinho, Várzea e Santa Luzia também receberão a visita da equipe.

Além das visitas em campo e das reuniões com a coordenação do Procase, os técnicos do Fida também se reúnem com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Secretaria Executiva da Segurança Alimentar e da Economia Solidária, além da Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema.

Participam dessa missão os técnicos do Fida, Pedro Meloni, especialista em análise de viabilidade, planos de negócios e projetos produtivos; Pablo Sidersky, especialista em Assessoria Técnica e Assentamentos Rurais; Rodrigo Dias, especialista em Planejamento e Monitoramento e Avaliação; Leonardo Bichara Rocha, oficial de programas do Fida no Brasil; Lucianna Matte, especialista em licitações; e Conceição Dantas, especialista em gênero; além dos consultores Emmanuel Bayle e Danilo Pisani.

Na manhã desta terça-feira (1), os membros da missão se reuniram com a equipe do Procase e com o coordenador Aristeu Chaves. Na ocasião, foram apresentadas as ações e avanços do projeto neste primeiro semestre de 2017, dados acerca da execução financeira e as propostas de trabalho para a finalização do projeto em 2018.

Dando continuidade à programação da missão no Estado, os técnicos do Fida visitam nesta quarta-feira (2) o Assentamento Xique-Xique, onde 40 famílias estão sendo beneficiadas com a perfuração de poço e implantação de um hectare de produção de forragem, além da construção de viveiro de mudas para plantas nativas e hortaliças, e capacitações na área de caprinocultura, entre outras ações a serem implementadas.

A equipe também visita a Coopertigre, cooperativa de artesanato em renda renascença, no município de São João do Tigre, e a produção de artesanato, também em renda renascença, na cidade de Camalaú, onde as ações do Procase visam estruturar o espaço para produção e comercialização dos produtos, além de promover a aquisição de equipamentos para produção, e ações de capacitação.

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú– Procase é resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – Fida, organismo das Nações Unidas – ONU, beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano. O Procase visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.