Vereador quer coibir desvios de água da transposição na cidade de Monteiro


Última atualização em 03/12/2018 às 09h34, por Klebson

O vereador João Dantas (PSD), líder da bancada governista na Câmara Municipal de Campina Grande, apresentou requerimento solicitando por parte do Ministério da Integração Nacional, a criação de uma brigada para fiscalizar possíveis desvios de água nos canais da transposição do Rio São Francisco.

O vereador explicou que o requerimento sugere a criação de uma brigada com a atribuição de fiscalizar e coibir possíveis desvios de águas nos afluentes e canais que fazem parte da obra de transposição de bacias do Rio São Francisco. “Esta Casa já denunciou através de inúmeros requerimentos, a ocorrência desta prática. Porém, nada foi feito para combatê-la. O Proprio Ministério da Integração Nacional também já denunciou”. Relatou o Dantas.

Agricultores estão desviando água da Transposição do Rio São Francisco no trecho entre o leito do Rio Paraíba em Monteiro, no Cariri paraibano, até o açude de Boqueirão, que abastece a cidade de Campina Grande e mais 18 municípios. A denúncia foi oficializada na delegacia de Sumé, também no Cariri, onde foram encontrados aterramentos dentro do leito do rio.

A estimativa é que as ligações não autorizadas já tenham desviado cerca de 20 milhões de metros cúbicos de água ao longo de mais de 100 Km do leito do Rio Paraíba. “Portanto, são necessárias a adoção de medidas urgentes, por parte do próprio Governo Federal, para que junto com a gestão estadual, possam evitar esse tipo de crime que afeta a vida de milhares de pessoas”. Sugeriu o parlamentar.

“Sugerimos ainda que esta brigada tenha poder de polícia para investigar e punir qualquer tipo de crime que afete diretamente os mananciais, os reservatórios e os canais que fazem parte do projeto de integração de bacias”. Concluiu João Dantas.

Com Mais PB

Praça Cônego João Marques Pereira. Cep: 58580-000, S/N, Centro Serra Branca - Paraíba
(83) 3354.2000 (83) 9 9962.2957
Rádio FM Serra Branca Ltda. © 2017