Comporta do açude de Camalaú é aberta e águas caem no leito do Rio Paraíba


Última atualização em 14/12/2018 às 09h35, por Klebson

Após a abertura da caixa de descarga do Açude de Camalaú, no Cariri, ser aberta no último sábado(08), sem a autorização do presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas, João Fernandes, nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, as comportas do açude foram enfim oficialmente abertas.

De acordo com informações apuradas pela nossa reportagem,  a abertura da comporta do açude de Camalaú se deu através de um pedido do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

O açude de Camalaú estava com índice relativamente baixo de água e para sua abertura, o manancial precisava sangrar pela caixa de descarga grande, que está sendo concluída ainda. Mas com o acúmulo do nível de água, a Aesa resolveu abrir a comporta pequena do reservatório.

De acordo com os dados divulgados pela Aesa, desta quarta-feira(13), o açude de Camalaú está com nível acima de 4,85 milhões de metros cúbicos de água, atingindo um percentual de 10,08 %. A capacidade total do açude de Camalaú é de 48.107.240 milhões de metros cúbicos de água.

De acordo com João Fernandes, presidente da Aesa: “A comporta do açude de Camalaú foi enfim liberada, está saindo dela um metro cúbico de água por segundo para a calha do Rio Paraíba. Não temos previsão de quando essa água chegará ao açude de Boqueirão, mas ficamos felizes pela liberação da água para o Rio Paraíba, até porque sempre foi um desejo nosso”, frisou.

Praça Cônego João Marques Pereira. Cep: 58580-000, S/N, Centro Serra Branca - Paraíba
(83) 3354.2000 (83) 9 9962.2957
Rádio FM Serra Branca Ltda. © 2017