AMCAP e criadores no Cariri dão primeiro passo para implantação de Cooperativa de Caprinos e Ovinos


Última atualização em 09/08/2017 às 10h27, por Klebson

O plenário da Câmara de Vereadores de Serra Branca ficou lotado com prefeitos, secretários de agricultura e representantes da caprinovinocultura da região do Cariri nesta manhã de terça-feira (08). Uma audiência pública encabeçada pela AMCAP foi convocada para discutir a criação de uma cooperativa de criadores de caprinos e ovinos da Paraíba, a partir de produtores do Cariri, região mais forte no segmento da caprinovinocultura no Estado.

A reunião contou com a participação dos prefeitos de Gurjão, Ronaldo Queiroz, Coxixola, Givaldo Limeira, São José dos Cordeiros, Jefferson Roberto, Pocinhos, Cláudio Chaves, Caraúbas, Silvano Dudu, Camalaú, Sandro Môco, Congo, Júnior Quirino, além do vice-prefeito de Serra Branca, Joda Zuza. Para os presentes, o encontro foi muito produtivo e um passo decisivo para o fortalecimento da caprinovinocultura no Cariri, a depender apenas da mobilização dos próprios produtores.

Segundo o prefeito Ronaldo Queiroz, a criação da cooperativa vai possibilitar que a produção de derivados de caprinos possa ser aproveitada em sua integralidade e não apenas sua produção leiteira através do programa do Leite. “Temos dois laticínios na região, sendo um em Gurjão e outro na Prata, e poderemos buscar investimentos para eles a fim de que possam receber a produção dos criadores do Cariri e passem a fornecer iogurtes, queijos e outros produtos”, explicou o gestor.

Ronaldo informou ainda que o Governo do Estado já sinalizou que tem um prédio em João Pessoa que poderá ser cedido à cooperativa para ser um ponto de venda dos produtos do Cariri em nível de Estado. Outro prédio pode ser alocado em Campina Grande para expandir o volume de vendas e através da legalização da cooperativa é possível ainda fazer parcerias público-privadas e exclusivamente com a iniciativa privada para comercializar a produção caprina da região, gerando renda e riquezas para a região.

Segundo o prefeito de Coxixola, Givaldo Limeira, uma nova reunião foi agendada para o final deste mês também em Serra Branca e o objetivo é mobilizar mais ainda os produtores, pois são eles os mais interessados e depende dos mesmos o engajamento para que o projeto da cooperativa vá adiante. “Nós estamos dando o primeiro passo, mas quem fará o caminho são os produtores e depende apenas deles o desenvolvimento da atividade na região”.

Praça Cônego João Marques Pereira. Cep: 58580-000, S/N, Centro Serra Branca - Paraíba
(83) 3354.2000 (83) 9 9962.2957
Rádio FM Serra Branca Ltda. © 2017