Diversas cidades do cariri estão com nomes sujos no CAUC e perdendo de receber recursos


Última atualização em 19/03/2019 às 18h39, por Junior

Governar uma cidade não é fácil e um dos principais desafios relatados pelos gestores atualmente é a falta de recursos extras. Segundo os prefeitos as cidades pequenas vivem dificuldades financeiras principalmente por só terem como principal fonte de recursos o fundo de participação dos municípios, conhecido como FPM.

Apesar disso, diversas pequenas cidades brasileiras conseguem se destacar pela realização de grandes obras e o oferecimento de ótimos serviços com a ajuda dos recursos extras como as emendas destinadas pelos deputados federais e senadores.

De acordo com a lei vigente, para determinado município receber esses recursos extras é necessário que o mesmo esteja “limpo” diante o governo federal, mas mesmo sabendo desta importância muitas gestões mantém seu nome “sujo” junto ao serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias, conhecido como CAUC e ficam a mercê do FPM mensal que basicamente só dá para pagar o funcionalismo e realizar pequenas intervenções na cidade.

Na prática, as prefeituras que entram na “lista negra do CAUC” ficam sem recursos federais para investimentos até a solução da pendência. Com a inclusão no nome na lista, a prefeitura deixa de receber transferências voluntárias, o que a deixa impedida de tomar empréstimos ou receber determinadas emendas de deputados.

Nesta época do ano, onde os deputados e senadores começam a definir a destinação das emendas para os municípios é de fundamental importância que a gestão de cada cidade esteja limpa junto ao CAUC para que a destinação seja possível. Caso contrário, a cidade e o seu povo é quem sai perdendo.

Em sua estreia, o Jornal da Tarde da Serra Branca FM, apresentado pelo radialista Júnior Queiroz trouxe nesta terça-feira (19) um levantamento exclusivo realizado junto a Secretaria do Tesouro Nacional que detectou que a região do cariri tem diversas cidades impedidas de receber os recursos porque suas respetivas gestões não estão em dia.

Municípios com o CAUC limpo

Livramento
São José dos Cordeiros
Parari
Santo André
Assunção
Caraúbas
Sumé
Camalaú
Cabaceiras
São Domingos do Cariri
Ouro Velho

Municípios negativados no CAUC

Serra Branca – 5 pendências
São João do Cariri – 5 pendências
Juazeirinho – 4 pendências
Boa Vista – 4 pendências

São Sebastião do Umbuzeiro – 4 pendências
Barra de São Miguel – 3 pendências
Gurjão – 2 pendências
Taperoá – 2 pendências
Coxixola – 2 pendências
Monteiro – 1 pendência
Congo – 1 pendência
Amparo – 1 pendência
Prata – 1 pendência
São João do Tigre – 1 pendência
Zabelê – 1 pendência

Praça Cônego João Marques Pereira. Cep: 58580-000, S/N, Centro Serra Branca - Paraíba
(83) 3354.2000 (83) 9 9962.2957
Rádio FM Serra Branca Ltda. © 2017