Lideranças da Comarca de Cabaceiras se reunirão nesta quinta para discutir o fechamento de sua zona eleitoral


Última atualização em 08/06/2017 às 10h08, por Klebson

Após resolução do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, que determinou a extinção de 40 zonas eleitorais em toda a Paraíba, os municípios do Cariri começaram a se mobilizar para evitar a extinção de suas zonas.

Nesta quinta-feira (8), será a vez dos líderes de Cabaceiras, São Domingos do Cariri e Barra de São Miguel se reunirem e traçarem estratégia para evitar o fechamento da zona eleitoral de Cabaceiras. Os prefeitos das três cidades junto a seus vereadores se encontrarão às 19hrs na Câmara de São Domingos do Cariri para discutir o tema.

Pela portaria inicial baixada por Gilmar Mendes, as zonas eleitorais que possuem menos de 20 mil eleitores deveriam ser extintas e reorganizadas em outros cartórios eleitorais mais próximos. No último dia 01 junho, o presidente do TSE baixou uma nova normativa, a de número de 23.520, na qual baixa esse número para 17 mil eleitores.

Agora, a luta dos municípios cuja zona eleitoral tem menos de 17 mil votantes é aglutinar cidades próximas para evitar seu fechamento.

Segundo Ananias Ferreira, presidente da Câmara de São Domingos do Cariri e anfitrião do encontro, o objetivo será formular uma carta da zona eleitoral de Cabaceiras destacando os motivos pelos quais a instituição não deve sofrer alteração.

Ananias disse ainda que caso os argumentos iniciais não sejam suficientes para atendimento do pleito, a zona eleitoral de Cabaceiras vai tentar atrair o município de Caraúbas que tem maior facilidade de acesso a Cabaceiras do que a São João do Cariri.

Correm o risco de serem extintas as zonas eleitorais de Serra Branca, Prata, São João do Cariri, Cabaceiras, Taperoá e Juazeirinho.

Praça Cônego João Marques Pereira. Cep: 58580-000, S/N, Centro Serra Branca - Paraíba
(83) 3354.2000 (83) 9 9962.2957
Rádio FM Serra Branca Ltda. © 2017