Agora Na Rádio
Bom Dia Serra Branca

Paraíba confirma 2 casos de síndrome associada à Covid-19 em crianças


Última atualização em 31/08/2020 13:27, por Klebson Wanderley

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, na manhã desta segunda-feira (31), dois casos de confirmados de SIM-P (Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica) em crianças paraibanas. A doença pode estar relacionados à Covid-19.

Segundo a pasta, até a última sexta-feira (28), entre as nove notificações, duas foram confirmadas e outras duas descartadas. Cinco casos estão em investigação, entre eles, dois óbitos.

Os casos foram confirmados nas cidades de João Pessoa e Sapé, no Brejo da Paraíba. As crianças de 7 e 6 anos foram atendidas no Hospital Arlinda Marques, na capital paraibana, e já receberam alta hospitalar em julho.

Em abril, a doença rara e pouco conhecida afetou crianças e adolescentes de países da Europa. Em maio, casos foram registrados nos Estados Unidos. Os sintomas envolvem febre e manchas vermelhas pelo corpo, podendo afetar pessoas de 0 a 19 anos.

Estudos ainda não evidenciam a relação da síndrome com o novo coronavírus, mas especialistas estão em alerta pelo período de infecção da Covid-19 e aparecimento dos sintomas.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, afirmou que os casos no estado continuam em investigação. A pasta orienta que crianças e adolescentes com sintomas da doença, com pais e responsáveis, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Dúvidas sobre as notificações podem ser obtidas pelo e mail: simpcovid.pb@gmail.com e pelo telefone (83) 99146-5074

Nota de alerta

Na última semana, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nota de alerta para comunicar aos especialistas sobre a obrigatoriedade da notificação dos de SIM-P ao Ministério da Saúde.

O órgão também acredita na possibilidade da grave repercussão no organismo de crianças e adolescentes provavelmente associada à Covid-19, uma vez que acontece em dias ou semanas após a infecção pelo novo coronavírus. “A SIM-P é multissistêmica, pois envolve ao menos dois órgãos e sistemas. Além de febre persistente, um amplo espectro de sintomas, muitos destes potencialmente graves, tem sido referido nos pacientes, entre eles: alterações cardiovasculares; renais; respiratórias; hematológico; gastrointestinais; mucocutâneo; e outras”, cita o documento.

Casos de Covid-19

Nesse domingo (30), 130 novos casos de Covid-19 e 13 óbitos foram registrados desde a última atualização. As ocorrências atingem todos os 223 municípios e 154 cidades já tiveram mortes por Covid-19.

Até o momento, 105.661 pessoas já contraíram a doença, 75.470 já se recuperaram e 2.435, infelizmente, faleceram.