Agora Na Rádio
Top Sucessos

Agricultores de Serra Branca tem pagamento do Garantia Safra 2018 negado


Última atualização em 26/06/2019 09:40, por Rebeca Andrade

Desde o inicio do ano de 2019, os agricultores caririzeiros sofrem o atraso do Garantia Safra, que é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Há alguns meses, foi liberado o beneficio para os agricultores em várias cidades do Cariri Paraibano, porém, o município de Serra Branca, não teve o pagamento liberado. Com isso, a prefeitura recebeu uma carta de Brasilia, citando a lei Nº 12.766, de 27 de dezembro de 2012, e as regras de lucro. Ou seja, para ter direito ao programa Garantia Safra, o agricultor deve comprovar uma perda de 50% do seu plantio, ou seja, se ele plantar 5 hectares só lucrar a metade.

Em entrevista prestada a Serra Branca FM, o vereador Kleber Ribeiro, relatou sua indignação, e disse ainda que nas pesquisas enviadas pela EMATER para Brasilia, Serra Branca comprovou 70% de perda e não entende essa decisão que veio do governo. O vereador ainda afirmou que o município têm uma grande perda com esse problema, e que o prefeito Souzinha buscará soluções.

Vários agricultores do município relataram suas perdas, e suas preocupações sobre o beneficio. “Quando é para o homem do campo tudo é mais complicado”, relata uma agricultora.

“Aos agricultores de Serra Branca não se preocupem, pois iremos lutar pelos seus direitos, de qualquer forma, seja até judicial.” Disse o Secretário de Agricultura Diêgo Ramos.

Paraíba Mix