Agora Na Rádio
Bom descanso - Até Amanhã...

Festival do Mel terá palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos em vasta programação técnica


Última atualização em 09/08/2019 09:38, por Rebeca Andrade

São José dos Cordeiros, localizado no Cariri da Paraíba há 272 quilômetros de João Pessoa, promove este ano a 11ª edição do Festival do Mel. O evento é considerado pela Confederação Brasileira de Apicultura como o maior e mais importante do setor em todo o País e por mais um ano a organização definiu uma rica programação técnica, voltada aos apicultores e estudiosos da área.

O evento, que acontecerá de 29 a 31 de agosto, terá na sexta-feira (30) e sábado (31) uma diversificada programação de atividades com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos. Ministrarão as atividades professores universitários, apicultores dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará e representantes de instituições ligadas a apicultura. Segundo o secretário de agricultura, Dayvison Romeryto, já estão confirmadas caravanas de estudantes, que virão apresentar trabalhos científicos e apicultores de várias cidades da Paraíba e do Nordeste.

Durante a sexta-feira (30), serão realizadas várias palestras e no sábado (31) o dia é dedicado a oficinas, que ensinarão os participantes a como aproveitar o mel para diversas atividades econômicas. Toda a programação do Seminário de Integração da Cadeia Produtiva da Apicultura e Meliponicultura é gratuita e as inscrições podem ser feitas na hora.

O Festival do Mel de São José dos Cordeiros já é considerado um dos maiores eventos temáticos da Paraíba e deve atrair grande público, não apenas para sua programação técnica, mas também para os shows gratuitos em praça público à noite. Estão confirmadas as apresentações de Solange Almeida, Cavalo de Pau, Pedrinho Pegação, Gil Mendes e várias outras.

Confira a programação técnica completa:

Dia 29 – QUINTA-FEIRA

19:00 – Solenidade de Abertura; 19:30 – Concurso da Garota do Mel.

Dia 30 – SEXTA-FEIRA

8:00 – Credenciamento;

9:00 – Palestra Motivacional – Apicultura e Meliponicultura no Semiárido Palestrante: Dr. Daniel Duarte – Professor da Universidade Federal da Paraíba;

10:00 – Palestra: Ganhando Dinheiro o ano inteiro com Abelhas no Semiárido; Palestrante: Joaz Ferreira da Silva – Apicultor do Rio Grande do Norte.

12:00 – Almoço; 14:00 – Palestra: Profissionalização da Apicultura; Palestrante: Leon Denis Batista do Carmo – Biólogo /SEBRAE PB /SENAR PB /Rainha da Paraíba.

15:30 – Palestra: Educação Ambiental e viabilidade econômica na Meliponicultura; Palestrante: Joaquin Saldanha de Carvalho / Meliponicultor do Ceará – IVAS.

17:00 – Apresentação de Trabalhos Científicos;

Dia 31 – SÁBADO

Oficinas ás 10:00 horas o Oficina 1: Melhoramento Genético de Abelhas (Carga Horária: 4 horas); Instrutor: Leon Denis Batista do Carmo –Biólogo / SEBRAE PB / SENAR PB / Rainha da Paraíba o

Oficina 2: Produção de Pólen (Carga Horária: 2 horas); Instrutor: Joaz Ferreira – Apicultor do Rio Grande do Norte.

Oficina 3: Produção e Processamento de Cera (Carga Horária: 4 horas); Instrutor: Josenildo Querino Dias – Zootecnista /SEBRAE-PB/SENAR PB / Rainha da Paraíba.

Oficina 4: Meliponicultura (Carga Horária: 2 horas); Instrutor: Victor Hugo Pedraça Dias – Eng. Agrônomo / EMATER-RN

De Olho no Cariri