Agora Na Rádio
Forró ao Pé da Serra

Mais 170 mil famílias da Paraíba terão direito a desconto na energia


Última atualização em 03/12/2021 11:19, por Yan César

 As novas regras de cadastro automático de pessoas de baixa renda na tarifa social de energia a partir de janeiro de 2022 deve beneficiar cerca de 170 mil famílias na Paraíba. A informação é do diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.


Cerca de 495 mil famílias paraibanas já são inscritas na tarifa social. Pelo menos outras 170 mil atendem aos requisitos, mas não recebem o desconto na conta de luz.

“A Paraíba hoje tem 495 mil famílias fazendo uso desse benefício. Com a eliminação da burocracia, vamos inserir mais 170 mil. Hoje podemos dizer que tem 170 mil famílias que poderiam ter o desconto na conta de luz e não o têm por causa da burocracia. Isso é muito importante porque vai levar mais renda para essas pessoas. Não tenho dúvida que será um prato a mais de feijão na casa desses paraibanos.” explicou André Pepitone.

As regras para ter direito ao desconto não foram alteradas. São elegíveis para receber o benefício as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa e, também, as famílias com renda mensal de até três salários mínimos em que um dos membros possua alguma doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento. Pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito ao desconto.

“A tarifa social concede até 65% de desconto na conta de luz. Para isso, ele precisa procurar a concessionária para fazer a inscrição. Com essa nova medida tomada essa semana, nós eliminamos a burocracia, basta esse consumidor ter seu CPF cadastrado no Cadastro Único e automaticamente ele vai receber o desconto na conta de luz”, completou.


Mais PB