Agora Na Rádio
Bom dia Irmãos

24 reservatórios estão em situação crítica na Paraíba, diz Aesa; Açude de cidade do Cariri está totalmente seco


Última atualização em 27/08/2019 09:13, por Rebeca Andrade

O período de chuvas se encerra ao final deste mês de agosto e 24 reservatórios estão em situação crítica, conforme dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Outros 34 açudes estão em observação.

O responsável pela Gerência Executiva de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno, informou que os próximos momentos de chuva só devem acontecer entre meados de janeiro e início de fevereiro, o que deixa a situação dos reservatórios ainda mais em alerta.

Segundo Alexandre, apesar do número de barragens em estado crítico chegar a 24, até que o período de chuva retorne outras represas podem chegar a esse nível, já que 34 açudes têm até 19% da capacidade total e já estão em observação.

Ainda assim, Alexandre explica que nem todos os reservatórios afetam a população, pois alguns tem água salobra ou outras condições que impedem sua distribuição para as cidades.

Entre os que estão em nível crítico e totalmente seco, conforme o último levantamento do órgão, está o açude Caraibeiras, localizado no município de Picuí, o açude Curimataú, que fica na cidade de Barra de Santa Rosa, o de Emídio, em Montadas e o reservatório Ouro Velho, situado em Ouro Velho, no Cariri da Paraíba.

De Olho no Cariri

Com Mais PB