Agora Na Rádio
Ponto de Vista

Ministro aguarda relatório sobre problema do Eixo Leste, mas garante abastecimento na Paraíba


Última atualização em 20/09/2019 09:15, por Rebeca Andrade

Após se reunir com o governador João Azevêdo nesta quarta-feira (18), o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, fez garantias sobre o Eixo Leste e o Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. O deputado federal Efraim Filho divulgou um vídeo nesta quinta-feira (19) ao lado do ministro para falar sobre as novidades.

De acordo com Canuto, até o fim do mês deve ser concluído o relatório sobre o problema que atingiu o Eixo Leste da Transposição e fez com que a água parasse de ser bombeada. A partir do relatório é que poderá ser elaborada uma solução para o problema, segundo revelou o ministro. “O relatório fica pronto agora no final do mês e saberemos de forma bem clara qual foi o problema e qual é a solução”, ressaltou.

Gustavo Canuto ressaltou que “a gente tem que se preocupar com a população ao longo do canal. Foi esse o motivo da paralisação, um problema que aconteceu no reservatório de Cacimba Nova”.

Apesar da necessidade de serviços para garantir a normalidade do serviço, Gustavo Canuto garantiu que o abastecimento na Paraíba não será prejudicado. “Se a intervenção levar muito tempo, buscaremos uma alternativa para garantir que a água siga seu curso. E que não fique Monteiro sem receber as águas do Velho Chico e nem o Epitácio Pessoa”, sustentou.

Ainda de acordo com Gustavo Canuto, o cronograma de chegada das águas do Rio São Francisco pelo Eixo Norte continua com a previsão para o primeiro trimestre de 2020. Ele afirmou que foi retomado o bombeamento da terceira estação elevatória. “A água já segue seu curso gravitacional até Jati. Previsão que chegue em Jati até o final do primeiro trimestre, de lá derive para o Ceará e depois continue seu curso até Caiçara, podendo abastecer a Paraíba por Morros e também pelo reservatório Caiçara”, explicou.

Com Click PB