Agora Na Rádio
Ponto de Vista

POLÊMICA: TJ analisa possibilidade de fechar Comarca de São João do Cariri e incorporá-la a de Serra Branca, diz servidores


Última atualização em 23/09/2019 09:23, por Rebeca Andrade

Uma informação preocupante veio a tona e já começa a mobilizar servidores e líderes políticos e sociais de São João do Cariri. A Comarca de São João do Cariri, uma das mais antigas da Paraíba, ameaça ser fechada, informa fontes ligadas ao Poder Judiciário local.

Após ser fechada a unidade do Detran da cidade ‘Mãe do Cariri’, a população tomou conhecimento da possibilidade de fechamento da comarca judiciária do município e está revoltada com a ameaça. Segundo fontes, a Comarca de São João do Cariri seria incorporada à de Serra Branca, que passaria a abranger 7 municípios do Cariri.

A informação de possível fechamento parte dos próprios servidores do Poder Judiciário, que já fazem campanhas nas redes sociais.

Em agosto de 2018, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniu administrativamente, para tomar a decisão sobre o fechamento de 15 comarcas existentes no Estado da Paraíba, mas a de São João do Cariri não estava inserida.

A nova tentativa de fechar a Comarca teria o argumento de que a mesma possui poucos processos e poderia ser incorporada à Comarca de Serra Branca. O TJ ainda argumenta o aperto financeiro vivenciado pela instituição.

Líderes políticos e sociais já prometem fazer diversas mobilizações para evitar o fechamento, especialmente pelo Poder Judiciário de São João do Cariri ser um dos mais antigos e possuir uma estrutura invejável, o que não justifica seu fechamento.

Audiência Pública

A Câmara de São João do Cariri diante da ameaça já marcou para terça-feira (24) uma audiência pública com representantes das principais instituições do município para pressionar contra a possibilidade. Lideranças de outras cidades já estão confirmando presença na mobilização.

De Olho no Cariri