Agora Na Rádio
De Volta ao Passado

Prefeitos se reúnem com presidente do TJPB e pedem manutenção da Comarca de São João do Cariri


Última atualização em 24/09/2019 09:08, por Rebeca Andrade

Os prefeitos de São João do Cariri, Hélder Trajano, e de Gurjão, Ronaldo Queiroz, que ainda responde pela presidência da AMCAP, se anteciparam e foram a uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Dr. Márcio Murilo da Cunha Ramos. Os líderes estiveram acompanhados dos advogados Dr. José Maviael e Dr. Wanderley Barreto.

Na pauta do encontro estava o pedido para que o TJ não extinguisse a Comarca de São João do Cariri e a incorporasse à de Serra Branca. Os prefeitos destacaram a antiguidade da Comarca, a qualidade de suas instalações, a importância histórica de São João do Cariri para a região e para a Paraíba e lembraram que se trata de uma comarca de segunda estância, isto é, uma unidade de maior importância para o Judiciário Paraibano.

O prefeito Hélder Trajano aproveitou a oportunidade para sugerir que ao invés de fechar a Comarca de São João do Cariri o TJ incorporasse Boa Vista à unidade, dada sua proximidade e o fato de vários outros serviços da própria justiça já serem interligados.

O prefeito Ronaldo Queiroz reforçou que as distâncias no Cariri são longas e um fechamento da Comarca de São João do Cariri prejudicará sobremaneira jurisdicionados de cidades mais distantes como Gurjão e Caraúbas em relação a Serra Branca. Ronaldo ainda lembrou que a Comarca de Serra Branca é de primeira estância, o que não favorece a permanência de um juiz e promotor titular por muito tempo na unidade e a superlotação de processos que se acumulariam na referida comarca.

O desembargador Dr. Márcio Murilo tranquilizou os presentes ao encontro e disse que este processo ainda deve passar por muitas fases até a efetiva e possível decisão de fechar a Comarca. O presidente disse ainda que o projeto ainda está em estudo, mas parabenizou os prefeitos pela preocupação e pela atitude de logo acionar o Poder Judiciário.

Os prefeitos Hélder e Ronaldo saíram satisfeitos da reunião e disseram que fortalecerão a luta por nenhum direito a menos e pelo convencimento para o não fechamento da Comarca de São João do Cariri.

De Olho no Cariri