Agora Na Rádio
Top Sucessos

Agricultores de três municípios do Cariri recebem garantia-safra este mês


Última atualização em 11/12/2019 09:21, por Rebeca Andrade

O secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio Marques, autorizou o pagamento da dos benefícios relativos a 2018/2019 aos agricultores que aderiram ao Garantia-Safra nos municípios de Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Algodão de Jandaíra, Araruna, Damião, Frei Martinho, Queimadas e Riachão do Bacamarte.

Conforme o documento, os pagamentos vão ser feitos a partir deste mês, nas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A portaria, divulgada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União, já entra em vigor com a publicação.

No mês de novembro, agricultores de Areial, Barra de Santana, Coxixola, Gado Bravo, Ingá, Itatuba, Mogeiro, Olivedos, Riacho de Santo Antônio e Santa Cecília receberam o benefício.

O Garantia-Safra é um benefício social que garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Sua área de atuação inclui os municípios da região Nordeste, do estado de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Os recursos para o pagamento dos benefícios provêm das contribuições dos agricultores (taxa de adesão), dos municípios, dos estados e da União, que, juntas, formam o Fundo Garantia Safra (FGS), administrado pela Caixa desde outubro de 2003.

De Olho no Cariri 

Com Mais PB