Agora Na Rádio
Agito 103

Mais de 35 mil fazem doações a instituições em contas de água e energia na Paraíba; saiba como


Última atualização em 26/12/2019 09:32, por Rebeca Andrade

Mais de 35 mil moradores da Paraíba encontraram uma forma rápida, simples e prática de ajudar instituições voluntárias sem fins lucrativos. A Energisa e a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) oferecem um modo de doação que apenas acrescenta o valor doado na conta de energia ou de água. Para contribuir, basta fazer a solicitação junto aos órgãos.

A iniciativa é uma maneira de facilitar que o consumidor paraibano faça a sua doação sem sair de casa e contribua para o funcionamento de instituições que se mantêm apenas com doação.

DOAÇÕES NA CONTA DE ENERGIA

Cerca de 30 mil clientes da Energisa, na Paraíba, fazem doação através da conta de energia. Quem também se interessar em fazer alguma doação para as entidades cadastradas, pode ligar para o 0800 086 1234 ou procurar as agências de atendimento, sinalizando o valor da doação, que pode ser qualquer um, será mensal e estará discriminado na conta de energia.

A qualquer momento a contribuição pode ser cancelada pelo cliente. Basta o consumidor entrar em contato com a Energisa e pedir o cancelamento. É o consumidor que escolhe o valor e a instituição a ser ajudada.
INSTITUIÇÕES QUE RECEBEM DOAÇÃO PELA ENERGISA
  • Hospital FAP – Campina Grande
  • Instituto Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq)
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Patos
  • Hospital de Olhos Lions Clube
  • Hospital Napoleão Laureano

Quem mais recebe doações é o Hospital Napoleão Laureano. Mais de 27,5 mil paraibanos doam para a instituição. Mensalmente, são arrecadados e repassados para o Napoleão Laureano em torno de R$ 105 mil. Em 2018, foi arrecadado e repassado para o hospital um valor superior a R$ 1,2 milhões.

DOAÇÕES NA CONTA DE ÁGUA

Na Cagepa, a instituição precisa demonstrar interesse para fazer parte da campanha. A instituição deve apresentar à Companhia documentação de acordo com a legislação vigente que comprove que ela é beneficente sem fins lucrativos. Após a aprovação, é celebrado convênio. Cabe à instituição a realização da campanha de captação de doadores.

O consumidor interessado deve procurar o atendimento da Cagepa para autorizar sua doação. Os doadores assinam um termo de adesão junto à instituição, que por sua vez encaminha o documento para a Cagepa. De posse do termo de adesão assinado pelo doador, a Cagepa procede com o cadastro. O valor doado será efetuado na próxima fatura de água. Depois que o cliente paga a conta, a Cagepa repassa o valor doado para a instituição.

INSTITUIÇÕES QUE RECEBEM DOAÇÃO PELA CAGEPA

  • Associação Menores com Cristo (AMECC) – Guarabira
  • Associação Promocional do Ancião Doutor João Meira de Menezes (ASPAN) – João Pessoa

Para a Amec, ao todo, 4,9 mil consumidores fazem doações desde o ano de 2015. Na Aspan, os 342 doadores começaram a ajudar a instituição desde 2018. Segundo a assessoria da Cagepa, algumas novas instituições estão em fase de contrato com o órgão e, em breve, devem ser formalizadas e divulgadas para os clientes que desejam fazer as doações.

Com G1 PB