A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: Invalid argument supplied for foreach()

Filename: includes/header.php

Line Number: 44

Backtrace:

File: /home/serrabra/public_html/novo/application/views/includes/header.php
Line: 44
Function: _error_handler

File: /home/serrabra/public_html/novo/application/views/detalhes_noticia_view.php
Line: 1
Function: include_once

File: /home/serrabra/public_html/novo/application/controllers/Index_controller.php
Line: 117
Function: view

File: /home/serrabra/public_html/novo/index.php
Line: 315
Function: require_once

Projeto leva cinema em van movida a energia solar a Cabaceiras


Última atualização em 06/02/2020 16:05, por Jr

O Cinesolar, iniciativa de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, visitará nos dias 8 e 9 de fevereiro a cidade de Cabaceiras, conhecida como a Roliúde Nordestina, já que a cidade foi cenário de ao menos 30 produções de longas-metragens e documentários.

O projeto utiliza energia limpa e renovável, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

No dia 8 às 18h e às 19h acontecem sessões de curtas-metragens com temáticas sustentáveis. Já no dia 9, a programação terá às 18h a exibição de curtas-metragens e às 19h o filme “Canta Maria”, do diretor Francisco Ramalho Jr, com elenco formado por atores como José Wilker, Marco Ricca, Vanessa Giácomo, Francisco Carvalho, Eliete Cigarini, Edward Boggiss e Tião D'Ávila. A entrada é franca.

Durante as sessões de cinema acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, afirma a idealizadora e coordenadora do projeto, Cynthia Alario.

Cabaceiras, situada a 166 km de João Pessoa, ficou conhecida como a “Roliúde Nordestina”, por ter sido o cenário de 30 produções, entre documentários e longas nacionais, como “O Auto da Compadecida” e “Canta Maria” e “Cinemas, Aspirinas e Urubus”. “Será incrível realizar agora exibições de filmes em uma cidade que foi cenário para tantos filmes, com a participação de inúmeros figurantes da própria região, mas que nem sala de cinema tem para a sua população”, diz Cynthia Alário.

As ações que integram o Cinesolar estão alinhadas com 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Entre esses Objetivos, destacam-se os seguintes: n° 04 - Educação de Qualidade, através das oficinas ambientais nas escolas; ODS n° 07 - Energia acessível e limpa, já que nas exibições dos filmes será utilizada como fonte a energia solar; e ODS n°13 - Combate às alterações climáticas, pois as emissões de CO2 com o transporte da equipe do Cinesolar são compensadas com o plantio de árvores.  

O Cinesolar é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil. Tem o apoio tecnológico da Sices Solar e o apoio Institucional da Mercedes Benz. Os eventos dos dias 8 e 9 em Cabaceiras são realizados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cidadania, e têm o patrocínio do Mercado Livre, com o apoio local da Prefeitura Municipal, Casa do Empreendedor, Departamento de Turismo e do Departamento de Cultura de Cabaceiras. 


Texto e foto: Assessoria