Agora Na Rádio
Jornal do Meio Dia

Serra Branca dá um salto no número de aprovados no Enem para Universidades Públicas


Última atualização em 11/03/2020 09:22, por Rebeca Andrade

Pedro Neves Alves Xavier Leite é o mais recente serra-branquense aprovado no ENEM de 2019 para ingressar em um curso superior em uma universidade pública neste ano de 2020.

Assim como ele, outros 25 estudantes egressos da Escola Estadual Senador José Gaudêncio em 2019 alcançaram as notas para entrar nas instituições publicas de ensino superior através do SISU, o Sistema de Seleção unificada do MEC.

O número de aprovadas e aprovados em 2020 no SISU praticamente duplicou em comparação com o ano anterior. Em 2019 foram aprovados 16% (dezesseis por cento) dos inscritos no ENEM, enquanto em 2020 esse índice já chegou a 30,5% (trinta virgula cinco por cento).

Dos 95 estudantes matriculados nas turmas do 3º ano do ensino médio em 2019 na Escola Senador José Gaudêncio, 85 estudantes se inscreveram para fazer o ENEM. Além dos 26 estudantes que conquistaram vagas nas universidades públicas, muitos outros entraram em cursos de graduação em faculdades privadas através da plataforma do Prouni/MEC (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais.

O número de estudantes serra-branquenses que em 2020 conquistaram vagas nas universidades públicas ou nas faculdades privadas em bem superior a estes 26 recém aprovados no SISU, visto que muitos que concluíram o ensino médio em anos anteriores também fizeram o ENEM.

Para a professora Norma Sueli, diretora da Escola Senador José Gaudêncio, “este salto no número de estudantes aprovados no ENEM é uma ótima notícia para o povo de Serra Branca, porque a educação é o principal caminho para mudar a realidade de vida da nossa juventude”.

Já para Agda Francyane, concluinte do ensino médio e dirigente do Grêmio Estudantil, “além de comemorar, estudantes, professores e familiares de estudantes da Escola Senador José Gaudêncio têm o grande desafio de avançarem na aprendizagem para alcançar novas metas com mais e mais alunas e alunos aprovados no ENEM dos anos seguintes”.

Jacira Ribeiro, professora de química e vice-presidenta do Conselho da Escolar, fez uma avaliação mais abrangente sobre o crescente número de universitários em Serra Branca: “Em 2020, além dos concluintes da Escola Senador José Gaudêncio, a ECIT Inácio Antonino também terá um grande número de concluintes do ensino médio, ou seja muito mais gente fazendo o ENEM e isto significa muito mais universitários em nosso município, o que exigirá que a cidade se prepare cada vez mais para dar apoio a essa juventude estudantil”, ressaltou a professora Jacira.

De Olho no Cariri

Foto: Divulgação/Google