Agora Na Rádio
Vale Tudo

Prefeitura de Boa Vista faz aquisição de 1500 testes rápidos e meta da gestão é testar 40% da população do município


Última atualização em 17/07/2020 10:04, por Klebson Wanderley

Para ampliar de forma ágil a detecção de pessoas com o novo coronavírus em Boa Vista, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na manhã desta quinta-feira (16) mais 1500 testes rápidos.

No primeiro momento, foram os servidores municipais que passaram pelo procedimento da testagem, e o foco agora é realizar os testes com os demais servidores dos serviços essenciais do município.

Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM, que indica a presença do vírus na fase de contágio, e o IgG, que detecta um anticorpo mais específico, significando que a pessoa não é mais transmissora e, teoricamente, está imune.

“Sabemos que os casos de coronavírus no Brasil são alarmantes, e, apesar disso, a testagem em nosso país ainda não acontece de forma significante. Por isso, precisamos seguir os passos de países desenvolvidos que optaram pela testagem em grande escala e conseguiram controlar a pandemia em seus territórios”, falou o prefeito André Gomes.

“Nossa meta é testar, em média, 40% da população boavistense. Só assim vamos poder fazer uma mapeamento mais real dos impactos da pandemia na saúde da nossa gente. É um trabalho árduo, mas que é necessário. Agradeço a todos os profissionais de saúde que trabalham exaustivamente durante esse período, e estendo meus agradecimentos também a Câmara Municipal de Boa Vista que vem nos dando todo o suporte necessário”, concluiu.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a gestão administrativa vem tomando todas as providências necessárias com o intuito de impedir a disseminação da Covid-19 no município. Atualmente, Boa Vista tem 61 casos confirmados, sendo 58 deles já descartados, e 1 óbito registrado.

Ascom PMBV