Primeira doação de coração em 2025 na Paraíba é de uma mulher natural de Juazeirinho, vítima de acidente de trânsito

A Central de Transplantes da Paraíba, unidade de alta complexidade da rede de saúde do Governo do Estado, registrou, no fim da manhã desta quarta-feira (5), no Hospital de Trauma de Campina Grande, a primeira doação de coração de 2025 no Estado.

Tereza Clementino, natural do sítio Mendonça, no município de Juazeirinho, tinha 45 anos, era viúva e deixou seis filhos. Ela foi vítima de um trauma crânio-encefálico (TCE) decorrente de um acidente de moto na cidade de Juazeirinho.

A permissão para a doação foi dada pela família após a confirmação da morte encefálica, atestada por meio de um protocolo de verificação rigoroso realizado pela equipe médica. Além do coração, também foram doadas as córneas.

Sem receptor compatível na Paraíba, o coração foi enviado para Pernambuco, onde foi recebido por uma mulher de 50 anos.

O órgão foi transportado até o aeroporto de Campina Grande por uma equipe do Corpo de Bombeiros e, de lá, somou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) até a cidade de Recife.

Já as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos, responsável pelo processo de armazenamento, seleção e destino das córneas doadas.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, reforça a importância da conscientização das famílias e do trabalho realizado para salvar vidas.

“Eu sempre destaco a generosidade das famílias doadoras, pois é uma decisão tomada em um momento difícil e de profunda dor. Gostaria de confessar e expressar minha sincera gratidão à equipe da Central de Transplantes, à Secretaria de Saúde do nosso estado e ao Governo da Paraíba pelo incansável apoio e apoio na política de doação de órgãos e tecidos. É por meio dessa colaboração e comprometimento que podemos transformar vidas e oferecer esperança a tantas pessoas que aguardam por um novo começo”, afirmou.

Essa foi a quinta doação de múltiplos órgãos registrados este ano na Paraíba.

Ainda aguardam na lista de espera no estado 747 pessoas, sendo três para coração, 38 para fígado, 206 para rim e 500 para córneas.

JORNALISMO SERRA BRANCA FM

Com Heleno Lima

Outras notícias