Agora Na Rádio
Fino da MPB

Sebrae realiza levantamento que indica crescimento de pequenos negócios na PB


Última atualização em 06/05/2021 09:33, por Yan César

Pelo terceiro mês consecutivo, os pequenos negócios seguem liderando na criação de novos postos de trabalho no estado da Paraíba e contribuindo decisivamente para o processo de reaquecimento da economia. Os dados foram revelados por um levantamento realizado pelo Sebrae Paraíba, a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Segundo os números, as micro e pequenas empresas apresentaram um saldo positivo de 1.927 vagas no mês de março, enquanto as médias de grandes empresas acumularam saldo de 147 postos de trabalho.

O levantamento também revela que a administração pública encerrou o mês de março com saldo negativo de cinco vagas, enquanto que as contratações realizadas por pessoas físicas apresentaram um saldo positivo de 13 vagas, no mesmo período.

O levantamento do Sebrae Paraíba indica que, no universo de pequenos negócios, o comércio foi o principal responsável pela criação de novas oportunidades de trabalho, com saldo positivo de 591 vagas.

De acordo com a gerente da unidade de gestão estratégica e monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, os dados do levantamento indicam uma reação dos pequenos negócios, especialmente daqueles que se beneficiam mais rapidamente do avanço da campanha de imunização contra a Covid-19.

Ela considerou que os segmentos mais procurados são aqueles que demandam menos preparação técnica e um quadro menor de profissionais exigidos, como cabeleireiros, manicure, promotores de venda e outras atividades de prestação de serviço.

– Os segmentos que mais tiveram MEIs abertos são aqueles menos complexos. Os microempreendedores individuais, na sua maioria, preferem iniciar com algo mais simples, que venha exigir menor tempo de preparação técnica para entrar no mercado – disse.

PB Online