Agora Na Rádio
Jornal do Meio Dia

Produtores de leite do Cariri participam de reunião com representante do Governo Federal


Última atualização em 17/07/2020 15:44, por Jr

Produtores de leite da Paraíba e principalmente da região do Cariri paraibano seguem lutando pela liberação do aumento da cota diária que pode ser vendida ao Governo Federal, por cada produtor, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No cenário atual, cada produtor só tem o direito de vender 14,5 litros de leite por dia. A batalha travada pelos representantes dos produtores é que essa cota chegue a 35 litros dia, como expressa o projeto de autoria do ex-senador Cássio Cunha Lima.

A reunião virtual aconteceu com a participação do secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, o paraibano Sérgio Queiroz, dos deputados Pedro Cunha Lima e Tovar Correia, ex-deputado Assis Quintans, especialista em semiárido, além dos representantes de laticínios e produtores; Henri Daniel (representando a Capribov – Cabaceiras), Aldo Torres (representando a cidade de Amparo), Francisco Rubens (representando Monteiro) e o secretário de Agricultura de Campina Grande, Renato Gadelha.

Entre os compromissos firmados, pode-se destacar a elaboração de uma minuta para encaminhar ao grupo gestor do PAA. Após a aprovação da minuta, o secretário Sérgio Queiroz manterá contato com o secretário de Desenvolvimento Humano do Estado da Paraíba, que é o responsável pelo gerenciamento do Programa Leite para ir ajustando e criando as possibilidades possíveis em relação à produção e distribuição de leite.

O deputado estadual Tovar apresentou a realidade vivenciada pelos produtores de leite da Paraíba e destacou a importância da regulamentação da Lei 13.789/2019. “A venda de leite é a base de sustentação de inúmeras pessoas que vivem da agricultura familiar por meio da produção e venda do leite na Paraíba. A regulamentação da lei vai contribuir tanto para manutenção dos rebanhos quanto para o repasse da quantidade de leite que praticamente dobra”, justificou.

“Estamos esperançosos que vamos conseguir vencer essa batalha, que vai alavancar ainda mais a economia através da produção leiteira. De público agradeço ao secretário Sérgio Queiroz, que tem se colocado à disposição para nos ajudar”, expressou Henri Daniel.

com Blog do Bruno Lira

Foto Ascom