Serra Branca FM - A Primeira em tudo!

Em Serra Branca: Escola Estadual Senador José Gaudêncio é premiada pelo projeto Minha Escola Antirracista

A Escola Estadual Senador José Gaudêncio, da cidade de Serra Branca, foi uma das instituições de ensino da rede estadual selecionadas no Projeto Minha Escola Antirracista. O programa é uma iniciativa do Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação, que busca selecionar e apoiar projetos escolares voltados para o letramento racial na comunidade escolar.

Para participar, as escolas elaboraram projetos com a iniciativa antirracista que deviam abranger diversas dimensões, como o Letramento Racial na Escola e o fortalecimento do currículo escolar para a equidade étnico-racial, além do cumprimento das legislações que exigem o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas públicas.

Foram contemplados 50 projetos vindos de escolas das 14 Gerências Regionais de Ensino. Da 5ª GRE, que tem sede na cidade de Monteiro, apenas quatro escolas foram selecionadas para o programa, entre elas a Escola Estadual Senador José Gaudêncio, de Serra Branca.

A diretora do educandário, Betânia Brito, destacou que esta é mais uma conquista que levará conhecimento aos estudantes da instituição, promovendo um espaço de igualdade e educação para todos.

“Nós estamos muito felizes com essa conquista da nossa escola, será muito importante trabalhar o combate ao racismo dentro do ambiente educacional. Essa premiação será de fundamental importância para impulsionar um trabalho de qualidade para levar conhecimento e experiências para todos os nossos estudantes”, destacou a gestora.

Já a professora Cristina França falou sobre a escolha da temática a ser trabalhada na escola e quais os assuntos que serão abordados para combater o racismo dentro do projeto.

“O letramento racial foi o tema escolhido para trabalhar com todos os alunos. Vamos falar sobre a habilidade de compreender, analisar e interpretar criticamente questões relacionadas à raça, etnia e diversidade cultural por meio da leitura e da escrita e ajudar no combate ao racismo estrutural que está enraizado em nossa sociedade”, disse.

Agora, as escolas selecionadas, participarão da formação “Educação Antirracista na Paraíba: Compromisso com o Respeito às Relações Étnico-Raciais”. Além disso, as 50 escolas que tiveram projetos selecionados receberão um aporte financeiro para implementação das ações. O valor deste aporte varia de R$ 5 mil a R$ 20 mil, de acordo com a quantidade de alunos matriculados em cada escola.

Após a capacitação, as escolas receberão 70% do valor para iniciar a execução dos projetos nas escolas. Todo processo será acompanhado, orientado e monitorado pela SEE-PB. Ainda nesta fase, as escolas deverão prestar conta dos valores utilizados na aplicabilidade das ações para então conseguir receber os 30% restante dos valores que a instituição foi contemplada.

As unidades escolares terão até o mês de novembro de 2024 para finalizar seus projetos. Cada instituição que obter êxito na execução e prestação de contas, receberá o selo Minha Escola é Antirracista.

Para conferir o resultado final de todas as escolas da Paraíba premiadas basta acessar o endereço eletrônico.

Outras notícias